Seguidores

quinta-feira, 1 de março de 2018

Perna de borrego com crosta de ervas e batatinhas novas no forno.


Perna de borrego com crosta de ervas e batatinhas novas no forno.

Tinha cá em casa uma perna de borrego inteira e caseirinha e não fazia ideia de como a fazer, a verdade é que eu não vou a bola com carne de borrego, não gosto do sabor, mas os restantes cá em casa gostam… e assim andava esta perna perdida no congelador até que me deparei-me com esta receita no cookido, e quem comeu gostou bastante.
Partilho aqui a receitinha para quem não tem cookidoo.




Ingredientes:

10gr de coentros
3 ramos de alecrim, só as folhas
6 dentes de alho
1 c. sopa de sal
1 c. chá de pimenta em grão
60gr de banha ou manteiga
2000 kg de perna de borrego
60gr de geleia de marmelo (usei mel)
200gr de vinho branco
Sumo de 1 laranja
150gr de água

Para a as batatas
1 kg de batatinha nova
1000gr de água

Preparação:

Pré- aqueça o forno a 180º
Coloque no copo os coentros e o alecrim e pique 2seg/vel7, junte o alho, o sal, a pimenta e a banha e misture 15seg/vel3. Retire e reserve.

Coloque a perna de borrego num pirex ou num tabuleiro que possa ir ao forno, faça 2 golpes na perna, pincele com o mel e barre com a mistura de ervas, regue com o sumo da laranja e o vinho e leve ao forno a 180º por 1 hora.

Enquanto isso coloque as batatas lavadas na varoma, polvilhe com sal, coloque a água no copo, feche e coloque a varoma por cima e programe 30 minutos/tem. Varoma/vel 2.

Passado 1hora do borrego estar no forno, abra, junte as batatas e  baixe a temperatura do forno para 160º regue com a água e cubra com papel de alumínio e deixe cozinhar cerca de mais 30 minutos. A minha como era borrego caseiro ficou mais 1h no forno.


Receita original aqui: