Seguidores

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Arroz de frango com ervilhas XL


Arroz de frango com ervilhas XL



Vejo imensas vezes utilizadores da bimby tristes porque o frango na bimby fica desfiado, a verdade é que temos de ter em conta que tipo de frango está a cozinhar, se o mesmo é caseiro, da capoeira dos nossos pais, ou frango do campo de compra ou o frango normal de aviário… isto porque todos eles têm tempos de cozedura totalmente diferentes, e também a quantidade de líquido que estamos a colocar e isso claro influencia o resultado final da receita. Há quem use também o truque de colocar a borboleta e há que nunca esquecer de colocar a velocidade colher inversa a funcionar.

Esta partilha de receita serve também para mostrar, que é possível cozinhar frango na bimby sem desfiar e que podemos transformar uma receita normal, numa receita XL, apesar de na receita normal dizer que dá para 6 pessoas, a verdade é que 650gr de frango… com osso… aqui em casa não dá… ou melhor dá se só comerem 3… por isso há que adaptar a receita a necessidade do agregado familiar.





Rendeu 8 doses… mas como lhe disse cada caso é um caso e depende da quantidade que cada um come.



Ingredientes:

20gr de coentros frescos

200gr de cebola

3 dentes de alho

1200gr de frango partido em pedaços (usei frango de aviário)

1 folha de louro

300gr de tomate aos pedaços

2 c. de chá de caldo de galinha ( a bimby faz)

100gr de vinho branco

100gr de água  + q.b para o arroz

200gr de ervilhas descongeladas

320gr de arroz vaporizado

Sal. Q.b



Preparação:

Coloque no copo os coentros e pique 2seg/vel7. Retire e reserve

Coloque no copo a cebola, os alhos, o azeite e pique 5seg/vel5, refogue 5 min/120º/vel. Colher inversa. (na tm31 use a temperatura varoma)

Adicione o frango, o tomate, o vinho, a água, o louro e o caldo e programe 15 minutos/100º/vel. Colher inversa… lembre-se a sua bimby é um tacho, se quando terminar achar que não esta ao seu gosto coloque mais tempo a mesma temperatura e velocidade… cada frango é um frango e mais vale tempo a menos que tempo a mais, o meu ficou perfeito em 15 minutos.

Com a ajuda da varoma, escorra o molho ao frango para um recipiente. Reserve o frango fechado para não arrefecer.

Coloque o copo vazio na bimby, seleciona a balança e pese o molho, junte o restante e, água até perfazer o total de 1200gr, coloque sal se achar necessário, junte as ervilhas o arroz e programe 20 min/100º/vel. Colher inversa. (este tempo é para o arroz vaporizado, se for usar arroz agulha basta 11 minutos.)

Verta o arroz sobre o frango reservado, junte os coentros e envolva.

Sirva quente.



Esta receita é adaptada do portal cookidoo.