Seguidores

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Pudim flan de vinho doce.


Pudim  flan de vinho doce.

Como devem saber ando em experiências com a nova maquina a Fussioncook.

E muitas têm perguntado quem é esta nova companhia da bimby. Então aqui vai, esta fussioncook, não é nada mais, nem nada menos que uma panela elétrica.
Mas a bimby também o é, certo. Mas esta menina não substitui a bimby, esta menina é um complemento a bimby, esta apesar de estar na categoria dos robots de cozinha, ela não pica, não bate bolos, não amassa pães, não pulveriza farinhas, não coze a vapor grandes quantidades, não tritura… ou seja não tem lâmina. Ela somente coze a pressão, se quisermos ou não, faz slowcook, cozedura lenta,  Guisa, fermenta os iogurtes/Iogurteira, lêveda e coze pão, coze bolos, faz de forno, sobremesas apenas as cozinha, tipo pudins, faz de frigideira/fritar e é mais conhecida digamos por ser uma panela de pressão, só que elétrica.
Deixa definir texturas consoante o ingrediente ou gosto pessoal, mais cozinhado ou menos cozinhado. Tem menu al gusto: permite usar temperaturas entre os 30 e 170 graus permitindo trabalhar com válvula Alberta ou fechada (consoante queremos pressão ou não).
Espero ter ajudado nas dúvidas.
Esta receita de pudim é do livro de receitas que vem com a máquina, o único senão é que vem tudo em espanhol, eu só alterei um pouco as quantidades porque queria um pudim maior, para hoje levar para um almoço de amigos.
E como disse que a bimby e a fussion são a parceria perfeita aqui fica a receita.

Ingredientes:
6 ovos
200gr de açúcar
150gr de vinho doce, usei favaios (vinho moscatel)
520gr de leite
Caramelo líquido para barrar a forma.

Preparação:
Barre uma forma de pudim com caramelo e reserve.
Coloque todos os ingredientes no copo da bimby e programe 1minuto velocidade 3.
Verta para a forma.
Para cozinhar na fussion:
Coloque 2 copos medida de água na cuba, coloque a forma dentro da cuba, verta cuidadosamente o pudim, feche a tampa da forma do pudim. Feche a fussion.
Selecione  o menu Postres (sobremesas) a válvula deve estar fechada, aumenta o tempo para 20 minutos e clica em iniciar. Quando terminar deixe a fussion libertar o vapor de forma natural, isto pode demorar cerca de 10 a 20 minutos. Como sabe que ela já perdeu o vapor e pode abrir, quando o botãozinho pequeno em cima da tampa estiver para baixo, ai e só rodar a tampa da fussion e abrir. Deixe arrefecer, retire o pudim e leve ao frio 3 a 5 horas antes de desenformar.

Como o cozinhar na bimby:
 Coloque a forma dentro da varoma e feche, coloque 1 litro de água no copo e feche, sobreponha a varoma e programe 50 minutos, temperatura varoma, velocidade 2. Retire da varoma, deixe arrefecer e leve ao frio 3 a 5 horas antes de desenformar.
Para cozinhar no forno: coloque a forma em banho maria e leve ao forno pré- aquecido a 180º por cerca de 40 minutos, ou até o palito sair seco.
Espero que gostem
Mais sobre a fussion aqui: