Seguidores

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Bacon caseiro – sem aditivos.

Bacon caseiro – sem aditivos.

Depois de ter visto algumas publicações de bacon caseiro em diversos grupos, fiquei curiosa e decidi pesquisar como se fazia. Apesar de não ter nada de bimby neste preparo, não quis deixar de partilhar convosco a mesma.
Na verdade até comprei um pedaço de barriga mais pequeno, com medo de estar a estragar, pois deixar 7 dias a carne no frio foi algo que eu nunca fiz, e que me deixou bastante apreensiva, e cozinhar somente a 90º carne de porco… hum… pensei mesmo que esta experiencia seria para esquecer.
Mas o resultado foi surpreendente, ficamos mesmo com um bom e saboroso pedaço de banco e acabou a procura de bacon sem aditivos, pois esta experiencia é para votar a repetir e muitas vezes. Mesmo sem o sabor defumado.
A única dificuldade que tenho é cortar fininho, pois eu não tenho fiambreira, mas com jeitinho e paciência com uma faca afiada lá chegamos.





Ingredientes:

1 ‏barriga de porco  com cerca de 2kg
5 colheres de sopa ‏sal
3 ‏dentes de alho esmagados com casca
1 colher de sobremesa ‏paprika
1 colher de sobremesa ‏tomilho
1 colher de sobremesa ‏rosmaninho
1 colher de sobremesa ‏pimenta preta em grão
3 ‏folhas de louro rasgadas
1 colher de sopa de zimbro
1 colher de sobremesa ‏coentros em pó

Preparação:
Junte todos os ingredientes e esfregue muito bem  o naco de carne com esta mistura, depois envolve a mesma em película aderente, para que não passar cheiros para o frigorífico.  Coloque numa caixa ou tabuleiro e coloque peso sobre ela, aqui levou com uma palete de águas das pequenas, e mantem no frio por sete dias, todos os dias convém virar barriga
Passado esse tempo, lave bem a carne, para retirar o excesso de sal e seque bem com papel de cozinha.
Pré-aqueça o forno a 90ºc e na grelha do fogão, protegida com papel-vegetal, coloque a carne com a gordura virada para baixo durante 60 minutos, a 90º, uma hora depois vira a carne, com a gordura para cima e deixa mais 60 minutos a 90º. A verdade é que o forno que usei não têm 90º por isso fiz a 100º e não notei que prejudicasse o efeito final.
Depois deixe arrefecer e leve ao frio umas horas antes de cortar.
E esta feito.



Os sites que tomei em consideração foram: