Seguidores

sábado, 22 de julho de 2017

Massa fresca de trigo-sarraceno - Paleo

Massa fresca de trigo-sarraceno - Paleo

Pois é a menina Alexandra Pinto lançou-me a ideia de massa de trigo-sarraceno, e eu pus as mãos na massa.

E lá fui eu experimentar, e saíram para o jantar raviollis recheados com presunto e molho de cogumelos, que já colocarei a receita.

Estiquei a massa na máquina própria, dá para fazer as placas de lasanha e raviollis. Não consegui fazer esparguete nem, tagliatelle, não sei se o problema é da máquina ou da massa, novos testes aguardam.

Para primeira experiência não esta má, mas não estou 100% satisfeita, queria conseguir ter feito o tagliatelle, mas de sabor surpreendentemente não fica com aquele sabor forte que se encontra num pão que leva muito deste trigo. De sabor gostei e a textura depois de cozido é da massa normal.
Não sei se fica boa para esticar com o rolo, pois nem me lembrei de o testar, fui logo direita a maquineta.

Também não sei quantos dias a pode guardar no frio em boas condições, pois fiz e consumi, da próxima guardo um pouco para o teste.





Receita massa:
235 gr de trigo-sarraceno
35gr de água
2 ovos M
Farinha de araruta ou outra semelhante q.b para polvilhar a bancada

Preparação:
No copo da bimby bem seco coloque o trigo e pulverize 30seg/vel9, junte os ovos e a água e programe 2 min//vel. Espiga.

Polvilhe a bancada, com a ajuda da espátula retire a massa e forme uma bola, embrulhe em película aderente e leve ao frio cerca de 30 minutos.

Retire do frio divida a massa em 4, espalme com a ajuda das mãos e faça-a passar na maquina com os rolos programados no mais grosso usei o 7, quando a massa vai saindo, apare com a mão, e dobre, depois volte a passar, desta vez com os rolos mais fino, usei o nr 6.

Depois coloque na bancada, core com uma faca ou um cortador em formato de retângulos se quiser placas de lasanha, ou redondos para os raviolis, eu usei um cortador de bolachas em forma de estrelas.

A medida que vai fazendo, se for para raviolis, vá recheando a gosto, (eu usei simplesmente presunto parma, 6 fatias picado na bimby 2seg/vel 7), para a massa não secar e partir, se deixar secar muito depois terá dificuldade em juntar as duas partes do raviolli.

Se for fazer placas de lasanha, separe as mesmas com folhas de papel vegetal para elas não irem colando.


Depois para cozer, coloque um tacho ao lume, com bastante água, para os raviollis poderem cozer a vontade sem se colarem uns aos outros, um pouco de sal, e um fio de azeite, quando a água estiver a ferver, coloque os raviollis, e deixe cozer uns 7/10 minutos, pode tirar um para provar a ver se a massa esta ao seu gosto.