Seguidores

terça-feira, 13 de junho de 2017

Tartes merengadas de limão, laranja e morango em copos

Tartes merengadas de limão, laranja e morango em copos


Estas mini-tartes merengadas desconstruídas servidas em copinhos individuais, fizeram sucesso.
Pessoalmente acho mais pratico servir sobremesas individuais quando temos muitos convidados a mesa, assim evita-se o passar de taças gigantes de um lado para o outro, ou as tartes e afins.
Ia fazer só de limão, mas a minha mãe apareceu cá em casa com laranjas e morangos e eu apeteceu-me logo variar.
Estava tudo a correr bem até chegar a parte do merengue, porque na comum tarte, bate-se as claras com o açúcar e vai ao forno para cozinhar o merengue... Mas... há sempre um mas... já tinha montado as tartes em taças de plástico, quando me lembrei que não podia servir claras cruas aos convidados, até porque elas iriam começas a transformar em água e estragar as minhas lindas tartes...
Toca a ir para a net e pesquisar um merengue cozinhado e fácil de fazer, encontrei este que deixo o link no fim, e o qual adaptei a bimby, merengue italiano, e ficou top...top... e até da para cobrir bolos e cupcakes e tudo.






Esta receita rendeu 7 copos pequenos de cada um dos sabores.
Ingredientes:

Base:
300gr de bolacha Maria
80gr de margarina

Recheios aqui:

Ingredientes Merengue:

300 g de açúcar
30 ml de água
5 claras
1  sumo de meio limão
1 pitada de sal

Preparação da base:
no copo coloque a bolacha e a manteiga e pique 7seg/vel 6, retire para um tabuleiro e leve ao forno 15 minutos a 180º para tostar, mexa a meio do tempo.

quando estiver frio coloque no fundo das taças uma e meia de sopa desta bolacha, e coloque o recheio por cima, duas colheres de sopa e só no fim o merengue.

Preparação Merengue:

É injusto eu sei mas para este merengue precisa de ou duas bimbys ou de uma bimby e uma batedeira, isto porque uma faz a calda e a outra bate as claras e como não se pode deixar de bater as claras enquanto se coloca a calda em fio, fica difícil fazer numa só bimby.
Coloque o açúcar e a água no copo da bimby e programe 10 mint/120/vel1 (na tm31 use a temperatura varoma)
Esta mistura vai formar uma espécie de calda de fio.
Enquanto a calda faz, bata as claras com uma pitada de sal na batedeira até atingir o ponto de neve. Quando a calda terminar despeje lentamente e aos poucos sobre as claras sempre sem parar de bater, adicione o suco de limão e bata até o merengue endurecer e arrefecer, durante uns 5/7 minutos.

Coloque num saco pasteleiro e enfeite as tartes.
Com um maçarico flameje as tartes, para ficarem com o aspecto tostado

Guarde no frio até ao momento de servir.