Seguidores

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Menu amigos III & Organização

Aqui ontem o sol brilhou e aqueceu, aproveitou-se para receber amigos, e dar inicio aos churrascos.
Mas os almoços, lanches e o convívio cá em casa onde os reis são 2 bebés , não seriam de todo possíveis sem a nossa amiga bimby, bem possível até era, mas iriam só comer carne na grelha e batata de pacote certamente.
E eu gosto de receber com variedade, com opção de escolha, sou doida eu sei… mas sou assim.
Então no sábado a tarde deixei as sobremesas feitas, as entradas pré- preparadas, as saladas e tudo a jeito de saltar para a bimby no domingo de manhã, e apenas desfrutar da comida e da conversa com os amigos.

Depois das receitas encontra, como se organizar parta fazer tudo com tempo.



14 pessoas.

Então tivemos:

Entradas:

Queijo camembert com chutney de pimentos

Queijo brie com mel, oregãos e nozes.

Tapa do mar

Paté de alheira


Prato:
Grelhados bem temperados

Arroz Árabe

Sobremesas:

Taças de caramelo, café e chocolate
https://bimbytruquesdicas.blogspot.pt/2017/04/tacas-de-caramelo-cafe-e-chocolate.html

Cheesecake desconstruído de chocolate e curd de passion fruit
https://bimbytruquesdicas.blogspot.pt/2017/04/cheesecake-invertido-de-chocolate_24.html

Lanche:

Moelas


Amêijoa com molho cremoso
https://bimbytruquesdicas.blogspot.pt/2017/04/ameijoas-com-molho-cremoso.html


Organização:

Então vamos lá saber como consigo me organizar… Vou usar esta ementa como exemplo.

1º Saber quantas pessoas confirmaram a presença.
2º Fazer a lista do que queremos fazer e a lista de compras do que nos falta em casa para elaborar as receitas escolhidas.
3º Ver o que se pode e deve fazer com antecedência, e o que têm mesmo de ser no dia.

Comecei no sábado as 17h
Então eu primeiro fiz a geleia de café das taças de café, caramelo e chocolate, enquanto isso fazia, fiz a parte do caramelo na frigideira. Pus a arrefecer. A geleia depois de fria, levei ao congelador por 1 hora para não ter de esperas 12h.
Coloquei o curd de maracujá a fazer, e enquanto isso fui arranjar e lavar os legumes os pimentos para o chutney e para as tapas, descascar cebolas e alhos para as moelas, amêijoas, tempero da carne, cebola para a salada de tomate, lavar os pepinos e os tomates para a salada.
Quando o curd terminou coloquei em taças para arrefecer, lavei o copo e coloquei o chutney de pimentos a fazer no copo, nos últimos 20 minutos para terminar o chutney coloquei  na varoma as maças e a alheira embrulhada em papel vegetal  para fazer o paté, mais 2 ovos embrulhados em película para a tapa do mar.
Continuei a descascar os legumes e a guardar numa caixa o que só iria usar no domingo, as cebolas e alhos para as moelas e amêijoas, os alhos e coentros para o tempero da carne, em outra caixa os pimentos, cebola, salsa já tudo pesado para a tapa do mar.
Retirei o chutney para um frasco hermético e deixei arrefecer, lavei o copo e fiz o patê, deixei arrefecer e guardei no frio, no dia aqueci no micro-ondas.
Lavei o copo e fiz a massa para o queijo com mel, orégãos e nozes, deixei a repousar.
Lavei o copo (nunca desmonto o copo, primeiro depois de retirar o que quer que seja a fazer, volto a montar o copo e ligo o turbo 2 segundo, retiro o que focou nas paredes, coloco água até meio do copo, uma gota de detergente, se o copo tiver gordura, coloco já água quente da torneira, e coloco o copo na bimby. 30 seg/vel7, retiro e passo por água, normalmente é o que basta para o lavar entre receitas)
Fiz o creme de chocolate branco para o cheesecake, coloquei sobre o curd, mesmo que ainda esteja morno não faz mal e coloquei as taças no frio.
Estiquei a massa para o queijo e preparei já o queijo para levar ao forno, coloquei num tabuleiro e tapei com película e guardei no frio.
Coloquei o outro queijo num tabuleiro, com o queijo creme por cima e o chutney e tapei com pelicula e guardei no frio.
Ambos os queijos só vão ao forno 30 minutos antes do almoço, ou seja quando começar a fazer as brasas põe os queijos no forno, para servir quente.
Lavei o copo e piquei as bolachas para o chessecake e guardei numa caixa fechado, só coloco na hora de servir.
Fiz o crumble de chocolate para as taças, levei ao forno e depois de frio guardei numa caixa, também só coloco na hora de servir.
Enquanto o jantar fazia fui por arranjar os pratos, talheres, copos, saladeiras, travessas, tudo o que precisava para servir o almoço de domingo, dei mama e jantar e banho aos pequeninos
Jantei.
Fiz o creme de chocolate de leite da sobremesa das taças, coloquei a geleia e o creme de chocolate nas taças e levei ao frio.
Arrumei a cozinha e fui dormir…
Domingo de manhã… Fiz a tapa do mar, fiz o tempero e temperei a carne para grelhar, cortei os tomates e pepinos para a salada, pus a mesa.
30 Minutos antes dos convidados chegarem, coloquei os queijos no forno, mandei o homem para a grelha, e coloquei a bimby a fazer o arroz.
Coloquei as bolachas e o crumble nas sobremesas, temperei as saladas fiz limonada por 2 vezes e fomos almoçar.
Enquanto a carne ia sendo grelhada comeu-se as entradas.
Depois da mesa levantada, sobremesas e café servido, coloquei as amêijoas na varoma e reservei.
Pus as moelas a fazer, quando terminaram coloquei num tacho, para depois aquecer enquanto as amêijoas fazia…
E pronto… acho que não me esqueci de nada…

E isto só com uma bimby, com duas é mais rápido;)