Seguidores

quarta-feira, 29 de março de 2017

Pão rápido de centeio sem levedar

Pão rápido de centeio sem levedar

Que não gosta de saber como fazer um pão rápido para situações de S.O.S… pois certamente que o facto de ter de espera que o pão dobre de tamanho, e as vezes com o tempo mais frio esse processo é tão lento que até aborrece…
Toda a gente…

Aqui esta este belo e saboroso pãozinho, super rápido, super fácil de fazer e sem ter de esperar que levede, pois o mesmo nem fermento leva. E cheio de fibra.
Recomendo que experimente.






INGREDIENTES:

250gr de farinha de trigo integral, mais q.b para polvilhar
150 g de farinha de centeio
50 g de flocos de aveia, mais q.b para povilhar
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá (rasa) de sal
1 ovo L
300 ml de leitelho ou iogurte natural (usei leitelho, ver receita)

PREPARAÇÃO:
Pré-aquecemos o forno a 190º C.
Caso usem iogurte magro, ignorem este passo.

Coloque uma taça grande sobre a bimby e pese as duas farinhas, os flocos de aveia, o bicarbonato e o sal, envolva bem e reserve.

No copo da bimby coloque o leitelho e o ovo e bata 5seg/vel4. Junte as mistura das farinhas e programe 1.30mit/vel espiga.

A massa fica um pouco pegajosa, por isso antes de a tirar do copo forre previamente um tabuleiro com papel vegetal e polvilhado com farinha integral, com a ajuda de espátula retire a massa do copo diretamente para cima do papel.



Polvilhe com mais farinha e molde uma bola e achate a mesmas com as mãos ou com as costas de uma colher até ficar com uma altura de cerca de 3 cm.
Com uma faca fazemos uma cruz ou estrela no topo com cerca de 0,5 cm de profundidade e cozemos no forno durante 35 a 40 minutos, até o pão apresentar uma crosta firme e soar a oco quando lhe batermos por baixo.

Transferimos o pão para uma grelha de arrefecimento e servimos ainda morno com manteiga ou frio, mas quente sabe sempre bem.





[receita adaptada do livro "Everyday Superfood", de Jamie Oliver]