Seguidores

quarta-feira, 15 de março de 2017

Cozinhar em pirâmide – Peixe cozido com legumes, batata e ovo.

Cozinhar em pirâmide – Peixe cozido com legumes, batata e ovo.

A pouco lancei uma questão no grupo a qual era como cozer peixe na varoma?

Parece tão básico, certo?

Mas não, infelizmente cozer peixe num robot de cozinha tem que se lhe diga… Isto porque o peixe liberta uma enzima quando cozinhado e em contacto com a água…

Quem se lembra o que acontece quando cozia peixe no tacho e no fogão? Criava uma espuma e se não tivéssemos atentas, lá ia a água para fora do tacho e fogão todo inundado, certo?

Na bimby é a mesma coisa, quer ponhamos o peixe no cesto, ou na varoma, pois quando começa a pingar para a água que esta no copo, a mesma sobe e verte á água pelo bucal e escorre pelo copo, colocando em risco a bimby caso a mesma vá para o motor.

Então como prevenir que isso aconteça?
Usar sempre papelotes quando cozinha peixe, ou seja embrulhado em papel vegetal ou forrar o tabuleiro …

E o azeite na água?? O azeite na água resulta com alguns peixes, mas com outros não funciona, por exemplo no bacalhau a enzima é mais acentuada e nem com o azeite salva a bimby.

Por isso ou esta a cozinhar um bom refogado em baixo e o peixe em cima, ou se esta a usar só água, use papel vegetal… não arrisque…

Dica: caso entre água para o motor, e principalmente no caso da TM5, nunca a vire ao contrario e nem lhe de com o secador… desligue da ficha e leve a delegação o quanto antes.

Ao virar vai estar a espalhar água por mais componentes e ao dar calor pode danificar componentes mais frágeis, lembre-se que a TM5 é toda electrónica, mais sensível.

E agora a receita que já estão cansados de me ler…



Receita para 5 pessoas

Ingredientes:
7 postas de pescada
3 cenouras medias partidas ao meio
5 ovos
10 Pés de brócolos
4 Batatas medias
1000gr de água
Sal q.b
Papel vegetal

Preparação:
Coloque no copo a água, tempere com sal, insira o cesto e coloque os ovos e a cenoura, feche.



Coloque a varoma e dentro ponha as batatas e os brócolos, corte em forma de cruz os talos dos brócolos, pois ajuda a cozer melhor, tempere com sal.



Coloque o tabuleiro da varoma na varoma e coloque uma folha de papel vegetal, distribua o peixe e tempere com sal, não precisa fechar o papel vegetal, basta dobrar as pontas da folha para dentro e feche com a tampa.



Use sempre peixe descongelado e não postas demasiado largas, se não o tempo que demora a cozer é maior.

Programe 35min/temp. varoma/vel3.
Retire a varoma com cuidado, abra o copo, descasque os ovos, e sirva o peixe com os legumes, a batata e o ovo.

Bom apetite.