Seguidores

sábado, 14 de maio de 2016

Bolo vidro ou bolo espelho

Bolo vidro ou bolo espelho

E aqui fica a tentativa da cobertura do bolo espelho... Não é fácil, mas para primeira vez, modéstia a parte, não ficou muito mal... O pior é as laterais do bolo, que não ficaram tão perfeitas... Mas o erro foi segui a receita a letra... Mas da próxima já sei como melhorar... Mas nada que uns enfeites não esconda...E também tenho de aprender a barrar o bolo direitinho/lisinho... Mas vou lá com a prática.










O bolo que usei para aplicar esta cobertura foi este aqui: http://bimbytruquesdicas.blogspot.pt/2016/05/bolo-de-maca-e-caramelo.html
 e a cobertura foi a desse bolo também, a diferença é que juntei umas gotas de corante para ele ficar rosa, e depois levei o bolo ao congelador 2 horas, antes de aplicar a cobertura de “vidro”

Ingredientes:

- 20g de gelatina incolor folhas
- 200gr de água (para a gelatina)
- 300g de glucose
- 300g de açúcar
- 150ml de água
- 200g de leite condensado
- 300g de chocolate branco
- Corante alimentar em gel (usei roxo e rosa)

Preparação:

Demolhar a gelatina 15 minutos em água fria

Coloque no copo da bimby  a água , o açúcar e a glucose e programe 10min / 100°C / vel 2.

Junte as folhas de gelatina espremidas e misture 10seg/vel3.

Junte o leite condensado e misture 30seg/vel3.

Junte o chocolate e e bata 1 mint/ vel 3.

Se quiser dar uma só cor junte o corante no passo do chocolate, eu como queria duas cores dividi a mistura em 2 e juntei o corante em gel em cada umas das partes e misturei.




Coe a mistura com um passador de rede.

Deixe arrefecer até menos do que 29graus, a receita pede 29º, mas eu quando coloquei estava demasiado líquida, dai ter escorrido muito e as laterais não terem ficado perfeitas.
Por isso deixei mais um pouco a arrefecer antes de terminar.

Retirei o bolo do congelador e fui colocando uma parte roxa e em cima uma parte rosa e depois roxa e depois rosa até terminar para ficar com um efeito marmoreado…  não passe a espátula, deixe simplesmente escorrer.... o marmoreado não foi muito bem conseguido…. Mas quem sabe numa próxima vez.




Ainda vi outras duas receitas desta cobertura que irei experimentar… pois a verdadeira receita duvido que autora a divulgue.