Seguidores

sábado, 30 de abril de 2016

Curiosidades sobre a TM5: Temperaturas Varoma e 120º

Curiosidades sobre a TM5: Temperaturas Varoma e 120º 


Tenho visto que ainda existe muitas confusões em relação a utilização da temperatura varoma e os  120º na Bimby. 

Passo a explicar na TM5 sempre que cozinha com a Varoma, ou seja com a peça que se coloca sobre o copo para cozinhar em pirâmide, a vapor, deve selecionar no ecrã principal a temperatura e depois rodar o botão até ao final, e vai aparecer a temperatura Varoma, Só nessa temperatura é que a bimby produz vapor suficiente para cozinhar totalmente os alimentos a vapor.
Truques & dicas: Caso vá cozinhar muitos alimentos na varoma, ou cozinhar na varoma em baixo e no tabuleiro de cima, certifique-se que deixa uns buracos destapados no fundo da varoma, isto porque o vapor precisa de circular para cozer de forma igual todos os alimentos.
Caso tape todos, o que vai acontecer é que cozinham os debaixo e os de cima mantem-se crus ou pouco cozinhados. 

Pode colocar uns garfos cruzados debaixo da forma,  no caso de bolos, arroz, massa, em que usem formas sem buraco, ou no caso de peças de carne grandes como o lombo de porco ou perna de perú.
Ou usar uma forma cortante para colocar no centro da varoma, caso seja legumes, para os mesmos não descaírem e taparem os buracos todos.
Agora se a receita pede para colocar 5minutos/temperatura varoma, logo ai deduz-se que não se vai cozinhar nada a vapor, pois 5 minutos não dão nem para formar vapor, então nesse caso usa a temperatura dos 120º na tm5. 

Como a TM31 não tem os 120º só quem têm a TM31 é que continua a usar a temperatura varoma, tanto para cozinhar a vapor como para apurar um refogado ou compota, pois não têm outra opção para apurar um refogado.

120º…. A minha bimby não chega aos 120º…
A Bimby funciona com temperaturas controladas, de forma a não saturar as gorduras, por isso é que cozinhamos sempre a 100º, salvo raras exceções.
Agora depende do que esteja a cozinhar… se for água não vai chegar aos 120º, pois a água evapora aos 100º. 

Se for uma sopa, um guisado ou estufado também não vai chegar aos 120º, pois a quantidade de água que a sopa têm e os alimentos, legumes, é muita, para chegar aos 120º teria de cozinhar durante horas até que a água evaporasse e os alimentos começassem a queimar no fundo do copo, e não é isso que se pretende.

Agora, se colocar azeite e alho, verá que a bimby atinge os 120º graus, isto porque estamos a cozinhar gordura e o alho que é muito baixo em quantidades de água.
Então porque é que a bimby tem os 120º graus?
Para poder apurar um refogado, uma compota, um molho específico de forma mais rápida e controlada. 


Claro que mesmo ao apurar um refogado este não vá ter o aspeto que teria se o estivesse a cozinhar no seu tacho, pois o seu fogão atinge temperaturas superiores a  180º.