Seguidores

segunda-feira, 7 de março de 2016

Pão sem glúten de trigo serraceno

Pão sem glúten de trigo serraceno

Apesar de lhe chamarem trigo, de trigo não têm nada, o trigo-sarraceno ou trigo mourisco não contem glúten uma vez que na realidade não é um grão mas sim uma semente.
Este pão, feito com uma parte de farinha de trigo-sarraceno, e uma parte de farinha de compra sem glúten e resultou bastante bem, com uma boa textura, mesmo depois de frio.
Vou continuar a testar e a acertar na mistura de farinhas, para fazer em casa a farinha que comprei, e vou postando as receitas.
Aqui fica a deste que tirei de um site o qual não me recordo o nome, julgo que era brasileiro e fiz umas modificações e adaptei a bimby





Ingredientes:
210gr de mistura de farinha sem glúten para pão (ver a imagem no fim)
200gr de grãos de trigo sarraceno
1 saqueta de fermento sem glúten (ver imagem no fim)
1/2 colher de chá de sal
20gr açúcar amarelo
1 ovo M
200gr de leite de soja ou arroz
110gr de óleo de amendoim
Sementes de sésamo para polvilhar q.b.

Preparação:
Unte uma forma de bolo inglês com cerca de 25 cm com óleo e polvilhe com farinha sem glúten.
Coloque no copo da bimby bem seco o trigo e pulverize 15seg/vel9, junte a farinha sem glúten, o sal, envolva 10seg/vel3. Retire e reserve.
No copo coloque o leite, o óleo, o fermento e aqueça 2 min/37º/vel3, junte a mistura de farinhas e o ovo e programe 30seg/vel3 e depois 1 mint/velocidade espiga.
Coloque na forma, alise a superfície e salpique com sementes, deixe levedar por 30 minutos num local morno e leve ao forno Pré-aquecido o forno a 180º.
cerca de 30 minutos, ou até estar cozido.
Coloque a arrefecer numa rede antes de partir.

Os ingredientes comprei no intermarché