Seguidores

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Arroz chau-chau ou xau-xau

Arroz chau-chau ou xau-xau
Gosto muito deste arroz e embora pareça é bem simples de fazer e serve para acompanhar tanto filetes de peixe panado como uns bifes grelhados ou feitos na frigideira.

 5 pessoas 
Ingredientes:
250 de arroz agulha
800gr de água (1000g na TM5)
Sal, qb
3 ovos
150g de bacon ou fiambre aos cubos (usei bacon)
100g de ervilhas congeladas
150g de cebola
2 Dentes de alho
30g de azeite

Preparação:
Coloque a cebola e os alhos na bimby e pique 5seg/vel5, junte o azeite e refogue 5min/varoma/vel1 ( na tm5 use os 120º). Retire do copo o refogado e reserve.
Coloque no copo a água o cesto com o arroz, junte o refogado reservado, as ervilhas e o sal e envolva com a espátula. Feche o copo e programe 20 minutos/100º/vel4.
Numa frigideira quente , sem gordura nenhuma, o bacon já tem suficiente, coloque o bacon para que a gordura do mesmo saia e ele fique mais seco, não é obrigatório este passo eu faço porque não gosto da gordura do bacon e ele assim frito fica mais gostoso . Retire e reserve.
Bata 3 ovos com um garfo e na frigideira que fez o bacon faça os ovos mexidos, quando estiverem feitos separe em pedaços pequenos, pode cortar eu bastou me desfaze-los com a colher de pau. Junte ao bacon reservado.

Quando o arroz terminar retire do cesto e envolva com o bacon e os ovos mexidos e sirva.

Eu servi com cubos de peito de frango feitos na frigideira 

600g de peito de frango aos cubos
4 dentes de alho fatiados
1 folha de louro
50g de margarina
50g de azeite
30g de vinho branco
sal e pimenta a gosto

Preparação:

Numa frigideira refogue os alhos  juntamente com a margarina e o azeite, junte o louro e o frango, tempere com sal, pimenta e o vinho branco e deixe cozinhar.