Seguidores

sábado, 19 de setembro de 2015

Charlotte de tiramussú

Adoro sobremesas com café, e o tiramissú é uma delas.
Já andava a algum tempo para fazer, mas não queria fazer em taça, queria algo mais bonitinho, e assim nasceu esta Charlotte de tiramussú wink emoticon, ou algo parecido.

Ingredientes
500g Mascarpone
6 gemas
400g de natas usei (aldi)
3 pacotes palitos de champanhe
150g açúcar
80 g Cognac ou Brandy
500g de café forte sem açúcar
Cacau em pó(uso Pantagruel)

Preparação
Todos os ingredientes têm que estar a temperatura ambiente.
Fazer o café e deitar para uma taça larga, juntar um shot de cognac, juntar uma c.chá de cacau e deixar arrefecer, até ficar à temperatura ambiente.

Separar as gemas das claras.

No copo limpo coloque a borboleta, as natas e bata 40seg/vel4 (atenção este tempo varia de marca para marca, do tempo que estão no frio. O melhor é ir espreitando pelo bocal e verificar se já estão no ponto certo) . Retire e reserve.
No copo limpo colocar a borboleta, as gemas e o açúcar e programar 5 minutos na velocidade 3 1/2.,Juntar o mascarpone e 40d de cognac e bater 2 min/vel3.
Juntar esta mistura as natas e envolver com uma vara de arames suavemente, reserve.

Corte os palitos de forma a forrar uma forma, os que vão a ficar a fazer a parede da forma não são mergulhados no café.

Colocar no fundo da forma uma camada de palitos mergulhados no café, colocar uma camada do creme, deixando um centímetro da parede da forma, colocar todos os palitos em redor da forma, que com a primeira camada já se seguram, mergulhar palitos e voltar a repetir o processo. Podemos fazer 2 ou 3 camadas de palitos, e creme dependendo do tamanho da forma
Leve ao frigorífico de um dia para o outro para ganhar consistência wink emoticon