Seguidores

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Bacalhau à Gomes de Sá.

Bacalhau à Gomes de Sá.


Para mim este bacalhau é bom, bom com bastante azeite e muita cebola, se achar que a quantidade que usei é muita pode sempre adaptar a sua realidade.
Aqui fica a receita  que deu para 6 pessoas





Ingredientes:
700g de migas de bacalhau ou postas se preferir, eu usei migas.
1400g de batata para cozer (se usar a TM31 use somente 1200g de batata)
600g de cebolas
6 dentes de alho
150g de azeitonas pretas
9 ovos pequenos 
800g de agua
Sal q.b
1 folha de louro
200g de azeite.

Preparação.
Corte as batatas em cubos e coloque na parte de baixo da varoma e tempere com sal, coloque no tabuleiro da varoma um pedaço de papel vegetal e deite sobre o mesmo o bacalhau, feche a varoma e reserve.
No copo coloque a água no cesto com os ovos , sal e feche o copo. Coloque a varoma sobre o copo e programe 40min/temperatura varoma/vel3.
Enquanto isso corte a cebola as rodelas, depois se tiver outra bimby pode fazer assim:
Colocar na bimby o azeite e os alhos e picar 5seg/vel7 juntar o louro e a cebola e refogar 20mint/100º/velocidade colher de pau inversa.
Caso não tenha poderá recorrer a frigideira de forma a ir adietando trabalho, ou pode esperar que a sua bimby termine de cozer e fazer o refogado nela.
Quando terminar, retire a varoma com cuidado, escorra a água do bacalhau que fica sempre alguma, desfie o bacalhau, coloque no copo o bacalhau e programe  2 a 3 seg/vel4 colher inversa, não se esqueça de colocar colher inversa se não fica picado em vez de desfiado. Descasque os ovos e corte as rodelas ,reserve,
Coloque as batatas num pirex, deite o bacalhau por cima, o refogado de cebola e envolva, cubra com os ovos as rodelas e as azeitonas.

Se gostar leve ao forno por mais 15 minutos a 180º graus, para a batata absorver um pouco do azeite, se não pode servir assim mesmo e  bom apetite.