Seguidores

sexta-feira, 1 de maio de 2015


Frango á Maricas
Bem porque se chama frango á maricas eu não sei... é assim que os meus pais o chamam e é assim que eu o chamo... deve ter algo a ver com o facto do limão ir dentro do frango...
É muito simples de fazer. E aqui não entra a bimby para cozinhar, só para picar os alhos.
No fundo o que é realmente indispensável é o frango, o limão e dois cubos de caldo de knorr de galinha e dentes de alho. Os restantes ingredientes podem ou não ser adicionados. O colorau e a margarina vai ajudar a alourar, para além de dar outro sabor.




Ingredientes

1 frango
2 cubos de caldo knorr de galinha
1 limão grande
1 colher de sopa de colorau ou pimentão doce (Opcional)
1 colher de sopa de margarina (opcional)
5 dentes de alho picados
1 colher de sopa de sal grosso
1 colher de sopa de azeite (facultativo)

Modo de preparação

Sem o abrir frango, retirar tudo o que estiver no interior (pulmões, goela, traqueia e uma parte castanha que está entre as coxas e a coluna). Eu recorri à ajuda de uma faca e de um garfo. Limpar a pele de restos de penas.

Lavá-lo muito bem por fora e por dentro e secá-lo com um pano ou papel de cozinha, igualmente no interior e exterior.

Num recipiente, fazer a mistura do colorau, sal, alhos, um cubo de caldo esfarelado e azeite (a importância do azeite é apenas para ajudar a que fique uma pasta mais fácil de aplicar).

Esfregar todo o frango com a pasta (incluindo no interior e entre a pele e a carne na parte do peito introduzindo a mão com cuidado, separando uma da outra para que o peito fique com mais sabor e suculento). Deixar a tomar o sabor de preferência de um dia para o outro, tapado e no frigorífico (eu deixei cerca de 3 horas e ficou óptimo).

Ligar o forno a 180º e colocar o frango num pirex ou recipiente de ir ao forno. Esprema o sumo do limão por coma e introduza no interior do frango o cubo de caldo e o limão partido. Por cima disponha nozes de margarina.

Vai ao forno, na parte mais longe da chama possível, até ficar com a cor que agrade e esteja cozinhado ( cerca de 50 minutos). De vez em quando, durante a cozedura, vá apertando o limão com ajuda de um garfo ou colher, para que ele vá largando sumo.

O meu ficou com molho mais que suficiente, mas li algures que caso não fique com líquido suficiente (que acho não ser necessário), deitar um pouco de vinho branco no fundo do recipiente e misturar um pouco com o molho.

E bom apetite....